02 Algoritmos Sequenciais

ALGORITMOS SEQUENCIAIS

Nos cursos de Engenharia Elétrica e Afins (Eletrônica, Eletrôtécnica, Telecomunicações, Mecatrônica e até mesmo Produção) é essencial a compreensão das técnicas de definição de problemas e análise para a criação de algoritmos sequenciais e por isso estudamos a lógica básica de programação.

Construção de um Algoritmo?

A lógica de programação é essencial para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de programas para computadores. Lógica de programação pode ser definida como um conjunto de técnicas para encadear pensamentos a fim de atingir determinado objetivo. O objetivo fundamental de toda programação é construir algoritmos. Mas, afinal, o que é um algoritmo?

Um algoritmo é, formalmente, uma sequência finita de passos que levam à execução de uma tarefa. Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma sequência de instruções que dão cabo de uma meta específica.

Em outras palavras, quando criamos um algoritmo, apenas apontamos uma sequência de atividades que levam à solução de um problema. Até mesmo as soluções para os problemas cotidianos mais simples podem ser descritas por sequências lógicas de atividades, ou seja, por algoritmos:

Problema: Trocar uma lâmpada.

Sequência de Passos para a Solução:

  1. Pegue uma escada;
  2. Posicione a escada embaixo da lâmpada;
  3. Pegue uma lâmpada nova;
  4. Suba na escada;
  5. Retire a lâmpada velha;
  6. Coloque a lâmpada nova.

 

VIDEO AULAS

A melhor maneira de exemplificar esses conceitos e como os engenheiros trabalham com os conceitos de lógica de programação e construção de algoritmos é através de exercícios resolvidos ou assistir video aulas.

 

CONTINUE ESTUDANDO……

PageLines