disciplina-fisica-engenharia

SOBRE A DISCIPLINA DE FÍSICA PARA ENGENHEIROS

A disciplina de Física para Engenheiros compõem a base dos estudos das ciências do mundo e as diversas Lei e Ferramentas que vão ajudas os alunos nos cursos de engenharia e tecnologia nas faculdades e universidades. Física (do grego antigo physis=natureza) é a ciência natural que envolve o estudo da matéria e seu movimento através do espaço-tempo, juntamente com os conceitos relacionados, como energia e força. Mais amplamente, é a análise geral da natureza, a fim de entender como o Universo funciona.

VAMOS DIRETO AO ASSUNTO….

 

Física (do grego antigo: φύσις physis “natureza”) é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o apoio do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta. A aplicação da física para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os computadores quânticos.

A Física é à base do estudo para toda engenharia e tecnologia a fim de resolver problemas e compreender o que acontece constantemente a nossa volta, através de questionamentos, investigações e análises para se chegar a resultados reais e importantes para a vida.

Existem 2 tipos de ciências quanto as exatas: a básica e a aplicada. Ciência básica é a ciência pura, básica, e os principais exemplos são a física, a química e a biologia. Ciência aplicada é aquele conheicmento que se dá em cima de uma ciência básica. Exemplos: as várias engenharias que se fazem em cima das ciências básicas (eng. mecânica, elétrica e civil feitas em cima da física, eng. química feita em cima da química), medicina (que é feita em cima da biologia).

A física é uma das ciências que fundamenta a engenharia. Assim sendo, os conceitos físicos são largamente utilizados na engenharia. Assim como conceitos químicos e matemáticos, entre outros. Com a física é possivel calcular a capacidade de carga uma viga ou qual o nivel de torção que aguenta uma barra de ferro ou a trepidação máxima permitida de uma ponte.

OBJETIVO

Identificar fenômenos naturais em termos de quantidade e regularidade, bem como interpretar princípios fundamentais que generalizam as relações entre eles e aplicá-los na resolução de problemas simples. O estudo dos movimentos, a mecânica de Newton, é importante por estar fortemente ligado às questões externas ao meio científico como, por exemplo, as guerras, o comércio, os mitos e a religião. Também permite compreender fenômenos ligados ao cotidiano, como caminhar, o movimento de projéteis e dos automóveis, o equilíbrio de corpos em um meio fluído, o movimento dos planetas em torno do Sol e o da Lua em torno da Terra. Ressalte-se, ainda, a importância de algumas entidades físicas, aplicadas a partículas como as ondas, por exemplo, o momentum e a energia, cuja compreensão é importante para estudos que vão desde a colisão de duas bolas de gude até a compreensão de processos que envolvem a moderna cosmologia.

Na História, encontramos outra grande síntese, hoje chamada Leis da Termodinâmica. Seus estudos se baseiam nos conceitos de temperatura, calor, entropia e nas relações entre calor e trabalho mecânico. Através dos estudos da termodinâmica, foi possível entender o mundo microscópico da matéria. Entender os processos em que ocorrem trocas de calor, tão presentes no cotidiano, e seus principais conceitos, torna-se fundamental para que a Física seja vista como uma Ciência em construção e, também, para se compreender o universo. Também são objetos de estudo da Física os fenômenos em que a carga elétrica se apresenta. O eletromagnetismo, seu conhecimento e sua aplicação não estão ligados apenas à compreensão da natureza, mas também às inúmeras inovações tecnológicas surgidas no último século, a partir dos trabalhos de Maxwell, cujas equações levam às quatro Leis do Eletromagnetismo clássico. Assim, os três conteúdos – Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo – são estruturantes porque indicam desdobramentos em conteúdos específicos que permitem trabalhar o objeto de estudo da Física da forma mais abrangente possível.

Conteúdo da Disciplina de Física para Engenheiros

PageLines