SOBRE AS DISCIPLINAS DE ELETRÔNICA E SISTEMAS DIGITAIS:

As disciplinas de Eletrônica Digital e Sistemas Digitais estudam os Circuitos Digitais (ou Circuitos Lógicos) que são de extrema importância nos cursos de engenharia e tecnologia nas faculdades e universidades.

Os circuitos digitais podem ser definidos como circuitos eletrônicos que utilizam de sinais elétricos em apenas dois níveis de corrente (ou tensão) para definir a representação de valores binários.

Esses circuitos usam a LógicaBinária, que consiste, que toda informação precisa ser expressa na forma de dois dígitos, sendo tais digítos, 0 (zero) ou 1 (um). A partir daí surge intuitivamente à nomeação “digital” (dois dígitos).

Diversos componentes eletrônicos utilizados em computadores, telefone celular, leitores de DVD ou Blu-ray, video-games, smartphones e Tablets são alguns exemplos de aparelhos que baseiam a totalidade, ou parte, do seu funcionamento em circuitos digitais.

OBJETIVO

Apresentar os conceitos fundamentais da teoria de eletrônica digital abrangendo o estudo dos dispositivos e circuitos específicos com o intuito de capacitar o estudante a desenvolver análise, projeto e montagens de circuitos eletrônicos que empregam conceitos de lógicas combinacional e sequencial.

Conhecer as particularidades envolvidas na lógica digital; Assegurar um embassamento teórico em técnicas de análise e síntese de circuitos lógicos digitais; Conhecer dispositivos digitais e suas aplicações; Conhecer os diversos tipos e arquiteturas de memórias; Dominar os conceitos básicos sobre circuitos integrados conhecendo etapas de projeto e fabricação de seus elementos.

Relacionar problemas de lógica com circuitos digitais; Montar e interpretar circuitos lógicos;
Fazer simplificações para otimizar circutios lógicos; Saber relacionar circuitos integrados; Saber elaborar e implementar um projeto de circuitos digitais.

Conteúdo da Disciplina de Sistemas Digitais

PageLines